Normativas e Formulários

FORMULÁRIOS E INFORMAÇÕES

*** APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS EM DISCIPLINAS ***

O total de créditos que podem ser aproveitados pelos Discentes não poderá exceder a 1/2 (metade) do total mínimo de créditos exigidos para a integralização do currículo (28 / 2 = 14 créditos). Será concedido o aproveitamento de no máximo 12 (doze) créditos de disciplinas oferecidas por outro Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES (da UNIVASF ou outra IES), desde que cursados dentro do período máximo de 60 meses anteriores a entrada no PPGEF. O aproveitamento de créditos, em qualquer caso, dependerá de aprovação do professor responsável pela disciplina e do Colegiado Acadêmico. 

Maiores informações consultar o Regimento Interno do PPGEF e a Resolução 09/2014 do Conselho Universitário da UNIVASF.

*Os créditos das disciplinas que não possuírem ementas e/ou cargas horárias compatíveis com as disciplinas do PPGEF serão aproveitados na nova disciplina "Tópicos Especiais em Ciências".

APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS NA DISCIPLINA “EDUF0089 - PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E SOCIEDADE I e II” - Para o aproveitamento dos créditos é necessário anexar a comprovação da(s) publicação(ões) conforme a respectiva Ementa.

EDUF0089 - Produção científica em Educação Física, saúde e sociedade – I  (4 créditos)

Ementa: A disciplina tem como principal objetivo estimular a produção científica do pós-graduando na área de concentração Educação Física, Saúde e Sociedade. Considerando a produção intelectual durante sua formação, o pós-graduando poderá requerer a coordenação os 4 créditos referentes a disciplina se: a) apresentar autoria ou co-autoria em artigo com qualis equivalente a “A” na subárea da Educação Física e/ou Livro classificado pela CAPES como L4 ou L3 e/ou C4 ou C3.

EDUF0089 - Produção científica em Educação Física, saúde e sociedade – II (2 créditos)

Ementa: A disciplina tem como principal objetivo estimular a produção científica do pós-graduando na área de concentração Educação Física, Saúde e Sociedade. Considerando a produção intelectual durante sua formação, o pós-graduando poderá requerer a coordenação os 2 créditos referentes a disciplina se: a) apresentar autoria ou co-autoria em artigo com qualis equivalente a “B1” ou “B2” na subárea da Educação Física e/ou livro classificado pela CAPES como L2 ou L1 e/ou C2 ou C1. Além dos produtos anteriormente listados o discente deverá apresentar um resumo como primeiro autor em congressos da área.

Formulário para aproveitamento de créditos em disciplinas – Clique aqui

________________

APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS NA DISCIPLINA "EDUF0086 – ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR" - Após finalizar o estágio, entregar o Formulário de Estágio Docente  

Formulário – Clique aqui

_______________

IMPORTANTE - casos não previstos nesta normativa serão analisados pelo Colegiado Acadêmico. 

 

*** PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA ***

Serão aceitos certificados de proficiência em língua estrangeira de qualquer instituição desde que apresente a informação que foi realizado leitura e interpretação de texto. Será aceito TOEFL com pontuação mínima de 437 pontos. O Discente deverá entregar o Formulário de Proficiência em Língua Estrangeira e anexar o certificado.

Formulário – Clique aqui

IMPORTANTE - casos não previstos nesta normativa serão analisados pelo Colegiado Acadêmico. 

 

*** EXAME DE QUALIFICAÇÃO ***

A critério do Discente e Orientador será adotado um dos seguintes modelos de Exame de Qualificação:

a) Parecer não presencial – após análise do projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo discente no mestrado, cada um dos membros da Comissão Avaliadora* envia a Coordenação do PPGEF, por e-mail, um parecer.

b) Presencial – o discente realiza a discussão oral do projeto de pesquisa com a Comissão Examinadora (pode ser utilizada videoconferência para o membro externo). Após a discussão, a Comissão Examinadora deverá elaborar os pareceres que deverão ser entregues a Coordenação do PPGEF pelo discente (modelo do parecer no endereço eletrônico do PPGEF). Se utilizada a utilizada videoconferência, solicitar ao membro que assine, digitalize o parecer e envie para o discente entregar os três pareceres.

*A Comissão Avaliadora é composta pelo orientador e outros dois membros: um interno e outro externo ao PPGEF (pode ser da UNIVASF, incluindo o CEFIS). Fica a critério do Discente e Orientador a escolha dos membros (ver modelo de "Carta Convite para Membro Interno" e "Carta Convite para Membro Externo").

PROCEDIMENTOS:

O discente deverá entregar a Coordenação do PPGEF o "Formulário de Solicitação de Exame de Qualificação" com todas as informações preenchidas, impresso, assinado e digitalizado após assinatura (trazer em um pen drive que não ficará com a coordenação), juntamente com uma cópia digital (formato PDF) do projeto de Pesquisa a ser avaliado pela Comissão Avaliadora.

O contato inicial com os membros da Comissão Avaliadora, envio da “Carta Convite”, recebimento das informações necessárias para preencher o "Formulário de Solicitação de Exame de Qualificação" fica a cargo do Discente em acordo com Orientador. Cabe a Coordenação do PPGEF enviar, por e-mail, o Projeto de Pesquisa a ser avaliado e o modelo de parecer. Se o membro da Comissão Avaliadora solicitar cópia impressa, é possível enviar por correio via UNIVASF, basta o discente entregar a Coordenação do PPGEF a cópia impressa e o endereço do solicitante.

O resultado final do Exame de Qualificação (aprovado ou reprovado) deverá ser homologado em reunião do Colegiado do PPGEF.

 

Carta Convite para Membro Interno - Clique aqui para acessar

Carta Convite para Membro Externo - Clique aqui para acessar

Formulário de Solicitação de Exame de Qualificação - Clique aqui para acessar

Modelo do Parecer - Clique aqui para acessar

*** PROCEDIMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO ***

O discente deverá entregar na Secretaria do PPGEF, com todas as informações preenchidas, impressos, assinados e digitalizados após assinatura (trazer em um pen drive que não ficará com a coordenação), os seguintes documentos:

1- Formulário Solicitação de Defesa de Dissertação (impresso e em word) - clique aqui;

2- Ficha de Requerimento para Indicação de Banca Examinadora de Dissertação (não esquecer da assinatura e carimbo do orientador) - clique aqui;

3- Histórico Escolar que deverá ser solicitado ao Serviço de Informação ao Cidadão – SIC;

4- Resumo da Dissertação na forma impressa e em PDF;

5- Comprovante de submissão de artigo para periódico ou livro (pode ser o email do periódico comprovando a submissão);

PRAZOS:

Entregar todos os documentos acima com, no mínimo, 45 dias corridos anteriores a data da defesa para aprovação da banca na reunião do colegiado.

A versão final da dissertação tem 30 dias para ser entregue a biblioteca (capa dura na cor preta e grafia dourada - somente uma cópia) e em PDF para o PPGEF. A emissão da cópia Ata de Defesa, necessária para solicitação do diploma, será emitida somente após a comprovação de entrega na biblioteca e o PDF para o PPGEF (condição aprovada no Colegiado do PPGEF em 09/2017). 

IMPORTANTE:

- Defesas realizadas por vídeos conferência, a Ata de Defesa deverá ser assinada pelo membro externo de próprio punho. Assim, a coordenação deverá enviar a Ata em formato digital para que o membro externo imprima, assine e nos envie por correio.

- Casos não previstos nesta normativa serão analisados pelo Colegiado Acadêmico.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Av. José de Sá Maniçoba, s/n – Centro – Petrolina, PE,  CEP 56304-205

(87) 2101-6856

ppgef@univasf.edu.br