O PPGEF-UNIVASF visa formar profissionais com alta capacidade de instruir/ensinar, pesquisar, analisar e interpretar criticamente e de maneira autônoma o conhecimento científico, transformando a sua prática e produzindo inovações de conhecimentos nos diversos campos da Educação Física (Educação Física, Saúde e Sociedade). O profissional acadêmico ainda terá condição de expandir e intercambiar seu conhecimento, através da disseminação da pós-graduação, nas diferentes realidades, contextos e regiões do país, bem como interagir com os diferentes níveis de profissionais através da produção de conhecimento nos variados meios de comunicação científica que abordam a Educação Física, Saúde e Sociedade, dentro eles, os eventos técnico-científicos.

Referências bibliográficas do Edital de Seleção Discente nº 02/2015.

ASPECTOS PEDAGÓGICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Neto ARM, Ferreira AC; Soares AJG. Políticas de esporte escolar e a construção social do currículo de Educação Física. Motriz, 2011.

Santolin CB, Rigo LC. O nascimento do discurso patologizante da obesidade. Movimento, 2015.

Levandoski G, Cardoso FL. Característica de la Composición Corporal de Agresores y Víctimas de Bullying. Int. J. Morphol, 2013.

Moura DL. Cultura e educação física escolar: da teoria à prática. São Paulo: Editora Phorte, 2012. (DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA DA UNIVASF)

Carvalho YM, Rubio K. Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Editora Hucitec, 2001.

Vissoci JRN, Vieira LF, Oliveira LP, Vieira JLL. Motivation and moral atributes in sport. R. da Educação Física/UEM, 2008.

ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE

Timothy JC, Melanie C. Dispenza. Benefits of exercise in asthma. Ann Allergy Asthma Immunol, 2013.

Moraes JFVN, Sales MM, Asano RY, Carvalho FO, Moreira SR, Campbell CSG. Important association between body mass index and blood pressure reactivity in male adolescents. JEPonline, 2014.

ACSM. Position Stand: Quantity and Quality of Exercise for Developing and Maintaining Cardiorespiratory, Musculoskeletal, and Neuromotor Fitness in Apparently Healthy Adults: Guidance for Prescribing Exercise. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2011.

Moreira SR, Lima RM, Silva KES, Simões HG. Combined exercise circuit session acutely attenuates stress-induced blood pressure reactivity in healthy adults. Braz J Phys Ther, 2014.

Laitano OL, Kalsi KK, Pook M, Oliveira AR, González-Alonso, J. Separate and combined effects of heat stress and exercise on circulatory markers of oxidative stress in euhydrated humans. Eur J Appl Physiol, 2010.

Dietz WH, Baur LA, Hall K, Puhl RM, Taveras EM, Uauy R, Kopelman P. Management of obesity: improvement of health-care training and systems for prevention and care. Lancet, 2015.

Cheik NC, Reis IT, Heredia RAG, et al. Effects of the physical exercise and physical activity on the depression and anxiety in elderly. R. Bras. Ci. e Mov, 2003.

RESPOSTAS BIOLÓGICAS RELACIONADAS AO EXERCÍCIO FÍSICO

Halson SL. Monitoring Training Load to Understand Fatigue in Athletes. Sports Med, 2014.

Lloyd RS, Faigenbaum AD, Stone MH, et al. Position statement on youth resistance training: the 2014 international consensus. Br J Sports Med, 2013.

Cardoso Jr CG, Gomides RS, Queiroz ACC, et al. Pinto LG, Lobo FS, Tinucci T, Mion Jr D, Forjaz CLM. Acute and chronic effects of aerobic and resistance exercise on ambulatory blood pressure. Clinics, 2010.

Santana HAP, Moreira SR, Asano RY, et al. Exercise intensity modulates nitric oxide and blood pressure responses in hypertensive older women. Aging Clin Exp Res, 2013.

Laitano OL, Trangmar SJ. Marins DM, Menezes ES, Reis GS. Improved exercise capacity in the heat followed by coconut water consumption. Motriz, 2014.

Carvalho FO, Fernandes RA, Christofaro DGD, et al. Cluster of cardiovascular risk factors and occurrence of arterial hypertension in sedentary adults. Rev Bras Med Esporte, 2013.

Filho JCJ, Gobbi LTB, Gurjão ALD, et al. Effect of Different Rest Intervals, between Sets, on Muscle Performance during Leg Press Exercise, in Trained Older Women. Journal of Sports Science and Medicine, 2013.

Gomes LE, Melo MO, Tremea VW, et al. Position of arm and forearm, and elbow flexion during performance of the sculling technique: Technical recommendation versus actual performance. Motriz, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA